Observatório Socioeconômico do Noroeste Fluminense

quinta-feira, 7 de abril de 2011

Perspectivas para o aumento de emprego no Noroeste Fluminense

As indústrias do Noroeste Fluminense apresentaram queda no emprego e na margem de lucro operacional em janeiro de 2011, em razão de queda da demanda. Porém, mesmo com este resultado, a perspectiva do empresariado é de crescimento da demanda e da contratação ao longo deste ano. Estes dados constam na Sondagem Econômica, divulgada pelo Sistema Firjan (Federação das Indústrias do estado do Rio de Janeiro).

A pesquisa analisou os tópicos Nível de Atividade, Situação Financeira, Expectativas e Utilização da Capacidade Instalada. Quanto ao Nível de Atividade, foi registrada queda de produção e consequentemente queda também de emprego, provocada pela redução na procura pelos produtos da indústria. O nível de estoques registrou alta devido à acomodação em patamar elevado da indústria de minerais não metálicos, fornecedoras da construção civil da região.

Com a queda na procura pelos produtos da indústria, a Situação Financeira apresentou queda, juntamente com a margem de lucros operacionais. Porém, as empresas não apontaram redução no acesso a crédito, garantido pelos bons resultados apresentados anteriormente.

Mesmo assim, a expectativa dos empresários é de que haja aumento nas vendas ao longo deste ano, o que impulsionaria também a contratação e o consumo de matérias-primas. Também há a perspectiva de que os projetos de infraestrutura em andamento no estado devem movimentar a indústria de minerais não metálicos da região.

Já a Utilização de Capacidade Instalada apresentou aumento na região Noroeste Fluminense. Isto se dá pela recuperação da economia no ano passado. A perspectiva é de que ao longo do ano este panorama se mantenha
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário