Observatório Socioeconômico do Noroeste Fluminense

segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Ensino técnico e profissionalizante no NOF

Com base em pesquisa* realizada pelo Observatório Socioeconômico do Noroeste Fluminense, no período de junho a julho de 2011, notou-se a pequena oferta de cursos técnicos na região Noroeste Fluminense, predominando o número de cursos de caráter profissionalizante não-técnico.


Gráfico 1. Comparação entre a oferta de cursos técnicos e profissionalizantes no NOF.
Fonte: Autoria própria, 2011.

Observa-se também uma correlação entre a maior oferta de cursos na área de Ambiente, Saúde e Segurança (27%) e a expansão do setor de serviços médicos na região. 


Gráfico 2. Oferta de cursos técnicos e profissionalizantes por eixos tecnológicos no Noroeste Fluminense
Fonte: Autoria própria, 2011.

Apesar disso, apenas um dos cursos ofertados é técnico (Técnico em Enfermagem no SENAC de Itaocara), evidenciando uma carência nesse setor, especialmente em instituições que os ofertem a título não oneroso.
Na área de Indústria, somando-se os eixos Controle e Processos Industriais, Produção Industrial e Produção Alimentícia, há uma concentração de 22% dos cursos ofertados. Não sendo, porém, uma área de destaque na região, seja no PIB, seja na oferta de empregos, há poucos indícios de fixação dessa mão de obra no NOF.
Por fim, a distribuição territorial dos dados coletados pode ser observada no gráfico abaixo:


Gráfico 3. Distribuição dos cursos técnicos e profissionalizantes ofertados no NOF por município.
Fonte: Autoria própria, 2011.

* Este trabalho foi desenvolvido por bolsistas do Instituto Federal Fluminense e apresentado na III Mostra de Extensão do IFF, UFF e UENF, em outubro de 2011. Ele é parte de um projeto de pesquisa e divulgação de informações sobre o mercado de trabalho e o ensino técnico e profissionalizante no Noroeste Fluminense.

Um comentário:

  1. Olá, Boa tarde.
    Gostaríamos de saber se vcs ainda estão funcionando.
    Como fazemos para entrar em contato?
    Att., ALEXANDRE FERNANDES CORRÊA.
    HUMANIDADES UFRJ Macaé

    ResponderExcluir