Noroeste: UENF foca desenvolvimento integrado
Reunidos em Itaperuna (RJ) com o reitor da UENF, Silvério de Paiva Freitas, na manhã desta sexta, 29/07, prefeitos do Noroeste Fluminense entraram em acordo quanto ao princípio básico para nortear a proposta de expansão da Universidade para a região: o foco estará no território do Noroeste como um todo, e não nas fronteiras municipais. Uma vez fechada a proposta coletiva, o desafio imediato será convencer o governo do Estado a autorizar a criação das vagas e concursos de docentes e técnicos.
A UENF encaminhou aos prefeitos e suas representações a minuta de uma proposta, focada na filosofia do desenvolvimento regional integrado, para ser discutida e aperfeiçoada. Entre outras sugestões de cursos, incluindo graduação, mestrado e doutorado, estão diferentes modalidades de engenharias e de licenciaturas.
- Nesta segunda participaremos de um encontro com o governador Sergio Cabral voltado justamente para a necessidade de ampliação da oferta de vagas nas engenharias no Estado. Vou aproveitar o momento para levar a mensagem desta reunião ao governador e ao secretário de Ciência e Tecnologia, Alexandre Cardoso - disse Silvério.
Novo encontro com um grupo de trabalho formado por representantes dos municípios e da UENF será realizado na próxima quarta, 03/08, e as sugestões serão enviadas à UENF até a próxima sexta, 05/08.
Presenças - O encontro ocorreu no auditório da Fundação São José, reunindo os prefeitos de Itaperuna, o anfitrião Fernando Fernandes, o Paulada; Itaocara, Alcione Correa de Araújo; Cambuci, Oswaldo Botelho; e representantes dos prefeitos de Italva, Joelson Gomes Soares; Santo Antônio de Pádua, José Renato Padilha; Varre-Sai, Everardo Ferreira; e até de Cardoso Moreira, que formalmente integra a região Norte Fluminense, mas faz fronteira com o Noroeste.
Pela UENF, participaram do evento o reitor Silvério de Paiva Freitas e o vice-reitor Édson Corrêa da Silva, além do prefeito da Universidade, Gustavo Xavier; do assessor da Pró-Reitoria de Extensão Alcimar das Chagas Ribeiro, que fez uma apresentação da pré-proposta da UENF, entre outros assessores. O presidente da Fenorte, Almy Junior, também esteve presente e anunciou a instalação de um escritório da fundação em Itaperuna.
A secretária de Educação de Varre-Sai, Maria Letícia, fez um depoimento como mãe de duas alunas da UENF.
- Minha filha tem bolsa de Iniciação Científica, já participou de um congresso em Florianópolis e agora vai a um congresso no Rio. Agora temos a chance de trazer isto praticamente para a nossa casa - disse.
(Foto:Fundação São José)
----------------------------------------------------------------------------------------------- Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF)
Nenhum comentário:
Postar um comentário